A apresentação do novo livro de Isabel Silvestre "A Memória de Um Povo" será no dia 10 de Dezembro na Livraria Bertrand, no Palácio do Gelo em Viseu.
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
Sugestão de Leitura: "Contos de Natal"
de Bianca Belardinelli
Diz-se que quando uma leve neve cai do céu, quando a cidade se enche de luzes de Natal, quando se penduram as meias na chaminé, é muito mais divertido ler e ouvir histórias. Na verdade, existem livros que contam histórias tão calorosas que parece que o Natal começa logo ali, e que continua ao longo do ano, para além do Natal, sempre que as lemos ou ouvimos. É o que acontece quando pegamos neste livro. Um encantamento ao longo de 144 páginas que nos mantém suspensos das palavras e maravilhados pelas ilustrações.
A magia do Natal que conquista toda a família e amigos. A alegria de partilhar momentos irresistíveis, que iluminam o rosto da criança que recebe um livro de Natal. Um conto para cada dia da semana, com uma magia que se repete sempre que se lê e folheia o livro.

A magia do Natal que conquista toda a família e amigos. A alegria de partilhar momentos irresistíveis, que iluminam o rosto da criança que recebe um livro de Natal. Um conto para cada dia da semana, com uma magia que se repete sempre que se lê e folheia o livro.
Sugestão de Leitura: "Um Cântico de Natal"
de Charles Dickens
Ebenezer Scrooge é um homem avarento e amargo que não gosta do Natal. Trabalha num escritório em Londres com Bob Cratchit, um funcionário pobre, mas um homem feliz, que é pai de quatro filhos por quem nutre muito carinho, em especial pelo frágil Tiny Tim, o mais novo, que tem problemas de saúde.

Numa véspera de Natal, Scrooge recebe a visita do seu ex-sócio Jacob Marley, que havia morrido naquele mesmo dia, há sete anos. Marley diz-lhe que o seu espírito não consegue ter paz, por que não foi bom nem generoso ao longo da sua vida, mas que Scrooge tem uma hipótese. Para isso, Scrooge irá receber a visita de três espíritos que pretendem fazer dele uma pessoa generosa e solidária.
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
Hora do Conto nos Jardins de Infância

sexta-feira, 29 de outubro de 2010
Sugestão de Leitura Infantil: "Rani e o Lago das Sereias"
de Laura Discroll
Para Rani, ser a única fada de Vale das Fadas que não tem asas não é fácil. Rani acha que já não pertence ao grupo das fadas-da-água, e até talvez já nem faça parte de nenhum grupo de fadas. Então deixa Vale das Fadas e vai para o Lago das Sereias. Aprende a respirar debaixo de água, visita o lindo castelo das sereias e estas mimam-na muito. Apesar de tudo, Rani não se sente bem entre as sereias. Encontrará ela o seu lugar?
Sugestão de Leitura: "A Filha dos Mundos"
de Inês Botelho
Ailura era filha de pai elfo e de mãe humana, logo era uma fada.

Foi nesse mesmo Mundo que Ailura obteve as respostas às perguntas que, em criança circulavam na sua cabeça. De novo de volta ao Mundo de sua mãe, achou por bem decidir-se: O Mundo do pai ou o Mundo da mãe. Acabou por se decidir pelo Mundo do pai, onde era a Rainha do Mundos. E, foi pelo espelho que a sua mãe tinha, que chegou ao Mundo pretendido. Ficou surpreendida, mas contente, quando a sua mãe lhe disse: “Eu não tardo muito a juntar-me a ti”.
Sugestão de Leitura: "Elizabeth - A Idade de Ouro"
de Tasha Alexander

segunda-feira, 25 de outubro de 2010
terça-feira, 19 de outubro de 2010
Sugestão de Cinema: "Terra da Abundância"
Um filme de Wim Wenders
Na Los Angeles dos que já não contam, dois esquecidos da América encontram-se na procura da verdade…
Ele é Paul, veterano da guerra do Vietname, patriota ferveroso. Exposto ao agente laranja, quando foi Marine, sofre de graves problemas psicológicos e paranóia aguda.
Após os acontecimentos de 11 de Setembro, que o fizeram reviver o passado, convence-se que a América está em estado de guerra. Defensor acérrimo do seu país, decide patrulhar as ruas da cidade numa carrinha equipada com microfones e câmaras que aponta a quem lhe parece suspeito…
Ela é Lana, uma jovem profundamente cristã que decidiu viver a sua vida de acordo com a sua crença. Depois de vários anos em África e no Médio Oriente, regressa aos Estados Unidos para entrar numa missão católica que presta ajuda aos sem-abrigo.
Tenta, também, saber onde pára Paul, seu tio…
Apesar de terem uma visão do mundo radicalmente diferente, Paul e Lana aprendem, pouco a pouco, a aceitarem-se.
Mas é o assassinato de um sem-abrigo paquistanês, que testemunham involuntariamente, que os vai aproximar: determinados em descobrir a verdade, tio e sobrinha fazem-se à estrada…
Sugestão de Leitura Infantil: "Histórias de Longe e de Perto"
ilustrações de Manuela Bacelar
Este livro (com)funde o longe e o perto: de um lado, contos que trazem «vozes dos vários mundos falantes da Língua Portuguesa», recolhidos em Portugal (incluindo as comunidades cigana e indiana), Macau, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Timor e São Tomé e Príncipe; do outro, «histórias de meninos» contadas pelos próprios: histórias pessoais ou sobre os respectivos países e as suas tradições culturais, poemas, canções… Um excelente instrumento de trabalho para professores, catequistas e formadores, mas também uma forma cativante de conhecer o mundo, em casa, em família. Co-edição com o Secretariado Entreculturas do Ministério da Educação, este livro é um importante contributo para a compreensão e aproximação dos povos que falam a Língua Portuguesa.
Sugestão de Leitura: "Nenhum Olhar"
Publicado pela primeira vez em 2000, é um romance da autoria do escritor português José Luís Peixoto. É a mais traduzida das suas novelas. Recebeu o Prémio José Saramago em 2001 e descreve um universo em que a paisagem rural Alentejana se mistura com elementos do fantástico. Na novela quase não há diálogos, o autor usa a técnica do corrente da consciência.
É um romance onde é possível encontrarmos aspectos do mundo de hoje transpostos para o romance de forma cuidada e excelentemente retratada através das personagens. Através deste romance, assim como de outros deste escritor, pode-se viver ou reviver emoções que dificilmente conseguimos encontrar nos livros, onde podemos encontrar a força de um ser humano e ao mesmo tempo a sua fragilidade, a força com que se criam amizades ou uma relação e a fraqueza que pode quebrar esse laço. É uma viagem pela vida das personagens que tanto nos partilham momentos de alegria como momentos de tristeza e solidão.
Sugestão de Leitura: "Viagem ao Fundo de Um Coração"
de William Boyd
Qualquer vida é, à vez, vulgar e extraordinária, mas a de Logan Mountstuart – vivida desde o início do século XX – contém mais do que a sua quota-parte de ambas. Como escritor que encontra inspiração em Paris e Londres, como espião traído durante a guerra e como marchand de arte na Nova Iorque dos anos sessenta, Logan convive com as pessoas influentes da sua época. Mas como filho, amigo, amante e marido, comete os mesmos erros que todos cometemos na nossa busca da felicidade. Aqui fica, então, a história de uma vida vivida em pleno – e uma viagem ao fundo de um coração muito humano.
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
Sugestão de Leitura: "A caminho do nunca"

JAIME GRALHEIRO, homem de leis e do teatro. Embora sendo, segundo a cronologia, um homem da geração de 50, só despertou para o compromisso da intervenção cívica (na vertente política e artística) no início da década de 60. Tornou-se uma autêntica lenda viva lá donde é natural e se fixou: S. Pedro do Sul e o distrito de Viseu. A sua singularidade não ficou por aí e foi-se estendendo a todo o país nos vários "palcos" em que sempre actuou: a barra do tribunal, o espaço cénico e o comício político.
Quando já toda a gente o julgava reformado, eis que nos espanta com mais uma novidade: este "A CAMINHO DO NUNCA?" que é uma espécie de recreação-protesto dos anos sessenta, onde o registo oficial dos compêndios é subvertido, em favor da verdade profunda das emoções vividas por aqueles que tiveram de suportar esse tempo, fazendo a sua história.
Aqui ele nos apresenta uma crónica quase testemunhal de uma geração que terá perdido a guerra... ou talvez não!
Sugestão de Leitura: "História de Mayta"
do Prémio Nobel da Literatura Mario Vargas Llosa
É um romance sobre o movimento guerrilheiro peruano na década de 50, nos anos que antecederam a revolução cubana e coincidiram com ela; Através de uma personagem central, Mayta, desfilam acontecimentos que formam o contexto histórico, o pano de fundo constituído por ideias e ideais, contradições e falsos valores ideológicos, a cultura academicista atrofiada, o mundo universitário corrompido pela frustação, a violência no Peru, desde a época da inquisição.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010
Sugestão de Leitura Infantil: Tanto, tanto!
de Trish Cooke
Tanto, tanto! é um texto de ficção realista que narra uma tarde de uma família comum de afro-ingleses. Trata-se do aniversário do pai da família e os parentes vão chegando pouco a pouco, sem que o leitor saiba bem por que aquelas personagens se estão a reunir. Todos que chegam querem abraçar, beijar, afagar e brincar com o bebé da família. Daí vem o título "Tanto, tanto! ". Há uma surpresa final com a chegada do pai e a festa de aniversário.
Sugestão de Leitura: A hora má: o veneno da madrugada
de Gabril García Márquez
A um povoado perdido na América do Sul chegou a hora má dos camponeses, a hora da desgraça. Certo amanhecer, enquanto o Padre Ángel se prepara para celebrar a missa, ouve-se um tiro na aldeia. Um comerciante de gado, informado da infidelidade da mulher por um papel colado na porta da sua casa, acaba de matar o seu presumível amante. É um dos pasquins anónimos cravados durante a madrugada nas portas das casas, que não são panfletos políticos mas apenas denúncias sobre a vida privada dos cidadãos, e que nada revelam que não seja do conhecimento de todos há algum tempo. São os velhos boatos que agora se tornam públicos: traições amorosas e políticas, assassinatos, segredos de família envolvendo filhos bastardos e romances escusos. Todos se sentem atingidos e ameaçados, dos cidadãos mais eminentes aos mais humildes. Todos parecem ter algo a esconder e a revelar. Qualquer habitante pode ser o autor dos bilhetes ou a próxima vítima. Este romance foi adaptado ao cinema pelo realizador brasileiro Ruy Guerra.
A um povoado perdido na América do Sul chegou a hora má dos camponeses, a hora da desgraça. Certo amanhecer, enquanto o Padre Ángel se prepara para celebrar a missa, ouve-se um tiro na aldeia. Um comerciante de gado, informado da infidelidade da mulher por um papel colado na porta da sua casa, acaba de matar o seu presumível amante. É um dos pasquins anónimos cravados durante a madrugada nas portas das casas, que não são panfletos políticos mas apenas denúncias sobre a vida privada dos cidadãos, e que nada revelam que não seja do conhecimento de todos há algum tempo. São os velhos boatos que agora se tornam públicos: traições amorosas e políticas, assassinatos, segredos de família envolvendo filhos bastardos e romances escusos. Todos se sentem atingidos e ameaçados, dos cidadãos mais eminentes aos mais humildes. Todos parecem ter algo a esconder e a revelar. Qualquer habitante pode ser o autor dos bilhetes ou a próxima vítima. Este romance foi adaptado ao cinema pelo realizador brasileiro Ruy Guerra.
Sugestão de Leitura: Códigos de Silêncio
de Ana Paula Almeida

segunda-feira, 4 de outubro de 2010
Exposição "Letras e Cores, Ideias e Autores da República"
No ano em que se comemoram 100 anos sobre a implantação da República em Portugal, a Biblioteca Municipal de S. Pedro do Sul tem a honra de receber a exposição “Letras e Cores, Ideias e Autores da República”, da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas (DGLB), em colaboração com a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República.
A partir de textos de autores que marcaram decisivamente a cultura humanístico-literária em Portugal no final do século XIX e início do século XX, a DGLB convidou dez ilustradores a tratar plasticamente dez temas representativos do contexto social, político, cívico e cultural da época: Ultimatum, Monarquia, 5 de Outubro, Igreja, Educação, Mulheres, Modernismo, Grande Guerra, Chiado e Revistas.
O resultado mostra de que forma literatura e arte, passado e presente, se podem cruzar de forma coerente e harmoniosa, dando corpo a um percurso fulcral da história portuguesa contemporânea: o triunfo da ideia republicana de cidadania, a instauração do regime, a participação de Portugal na I Grande Guerra e a vida política, social, cultural e artística deste período.
A exposição, patente desde 1 de Outubro e até 31 de Dezembro, pode ser visitada nos dias úteis, entre as 9h30 e as 19 horas (excepto quinta-feira de manhã) e aos sábados das 14 às 19 horas.
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
Sugestão de Leitura: A Cor da Paixão
de Sveva Casati Modignani
Relatando uma vida vivida com coragem, através de relaçőes de amor e ódio, de momentos de fragilidade e coragem, de acontecimentos passados na história recente de Itália, Sveva Casati Modignani constrói mais um grande romance com um forte impacto narrativo, capaz, ao mesmo tempo, de comover os leitores e de os fazer reflectir e sonhar.
Sugestão de Leitura Infantil: A Dança dos Anjos
de Maria de Lourdes Soares
Em A Dança dos Anjos, caminhamos dançando num texto de grande sensibilidade e beleza, servido por lindíssimas ilustrações. Trata-se de uma dança simbólica, a três tempos, conduzida pela música de três palavras e três cores – Mistério, Tempo, Segredo.

O conhecimento que vem de Oriente e a sabedoria de um Avô guiam-nos e dançam connosco e à nossa volta neste livro como na vida. As personagens Anjos-fadas falam desse mundo interno de sentimentos e emoções em que crianças e adultos convivem entre a realidade e o sonho. E é no reconhecimento do outro/estranho que passam verdadeiramente a relacionar-se com esse universo invisível mas tão presente, que os Anjos representam.
Sugestão de Leitura: A Casa Quieta
Excerto da obra
"Quero acreditar que já não estarias em casa por alturas em que cheguei mas não sei dizer. A verdade é que não te procurei. Mais uma vez. Penso que fiz as coisas do costume, penso hoje quando penso nisso que fiz as coisas do costume, terei deixado o sobretudo ao acaso, abri o frigorífico fechei abri uma outra vez, sem saber bem o que procuro, acontece-me quase sempre. As coisas do costume. Vagueei sem saber bem, o sobretudo caído alguém há-de arrumar, tu tratas disso. Do frigorífico abro fecho abro outra vez, quero pouco, não sei que quero, deixei de beber prometi-te acho que te prometi, não sei que beba."
domingo, 26 de setembro de 2010
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
Sugestão de Leitura: "O Símbolo"
de Dan Brown
Washington, D. C.: Robert Langdon, simbologista de Harvard, é convidado à última hora para dar uma palestra no Capitólio. Contudo, pouco depois da sua chegada, é descoberto no centro Rotunda um estranho objecto com cinco símbolos bizarros.
Robert Langdon reconhece-os: trata-se de um convite ancestral para um mundo perdido de saberes esotéricos e ocultos.
Quando Peter Solomon, eminente maçom e filantropo, é brutalmente raptado, Langdon compreende que só poderá salvar o seu mentor se aceitar o misterioso apelo.
Langdon vê-se rapidamente arrastado para aquilo que se encontra por detrás das fachadas da cidade mais poderosa da América: câmaras ocultas, templos e túneis. Tudo o que lhe era familiar se transforma num mundo sombrio e clandestino, habilmente escondido, onde segredos e revelações da Maçonaria o conduzem a uma única verdade, impossível e inconcebível.
Trama de história veladas, símbolos secretos e códigos enigmáticos, tecida com brilhantismo, O Símbolo Perdido é um thriller surpreendente e arrebatador que nos surpreende a cada página.
O segredo mais extraordinário e chocante é aquele que se esconde diante dos nossos olhos…
Washington, D. C.: Robert Langdon, simbologista de Harvard, é convidado à última hora para dar uma palestra no Capitólio. Contudo, pouco depois da sua chegada, é descoberto no centro Rotunda um estranho objecto com cinco símbolos bizarros.
Robert Langdon reconhece-os: trata-se de um convite ancestral para um mundo perdido de saberes esotéricos e ocultos.
Quando Peter Solomon, eminente maçom e filantropo, é brutalmente raptado, Langdon compreende que só poderá salvar o seu mentor se aceitar o misterioso apelo.
Langdon vê-se rapidamente arrastado para aquilo que se encontra por detrás das fachadas da cidade mais poderosa da América: câmaras ocultas, templos e túneis. Tudo o que lhe era familiar se transforma num mundo sombrio e clandestino, habilmente escondido, onde segredos e revelações da Maçonaria o conduzem a uma única verdade, impossível e inconcebível.
Trama de história veladas, símbolos secretos e códigos enigmáticos, tecida com brilhantismo, O Símbolo Perdido é um thriller surpreendente e arrebatador que nos surpreende a cada página.
O segredo mais extraordinário e chocante é aquele que se esconde diante dos nossos olhos…
Sugestão de Leitura: "A Viagem do Elefante"
de José Saramago
Em meados do século XVI o rei D. João III oferece a seu primo, o arquiduque Maximiliano da Áustria, genro do imperador Carlos V, um elefante indiano que há dois anos se encontra em Belém, vindo da Índia.
Com base nesses escassos elementos, e sobretudo com uma poderosa imaginação, José Saramago coloca agora nas mãos dos leitores esta obra excepcional que é A Viagem do Elefante.
Neste livro, escrito em condições de saúde muito precárias, não sabemos o que mais admirar – o estilo pessoal do autor; a combinação de personagens reais e inventadas; o olhar sobre a humanidade em que a ironia e o sarcasmo, marcas da lucidez implacável do autor, se combinam com a compaixão com que o autor observa as fraquezas humanas.

Com base nesses escassos elementos, e sobretudo com uma poderosa imaginação, José Saramago coloca agora nas mãos dos leitores esta obra excepcional que é A Viagem do Elefante.
Neste livro, escrito em condições de saúde muito precárias, não sabemos o que mais admirar – o estilo pessoal do autor; a combinação de personagens reais e inventadas; o olhar sobre a humanidade em que a ironia e o sarcasmo, marcas da lucidez implacável do autor, se combinam com a compaixão com que o autor observa as fraquezas humanas.
terça-feira, 14 de setembro de 2010
Sugestão de Leitura: Coração de Mãe
Texto: Isabel Minhós Martins
Ilustrações: Bernardo Carvalho
Afinal no coração de mãe não é só um músculo que bate sem parar. É um lugar mágico onde acontecem as mais extraordinárias das coisas...
Sugestão de Leitura: A Força dos Afectos
de Torey Hayden
Torey Hayden dispensa apresentações. Depois de ter publicado cinco livros em Portugal, os leitores ficaram a conhecer a professora que trabalha com casos especiais, sobretudo com crianças e que tem o dom de partilhar essa experiência através da escrita. Uma talentosa criadora e gestora de afectos, Hayden descreve dramaticamente as dificuldades e alegrias ao trabalhar com um pequeno grupo de crianças emocionalmente fragilizadas. Neste livro, porém, a protagonista é a mãe de uma criança, Ladbrook, uma senhora muito bonita, sedutora e elegante, mas com problemas com o álcool. Ela só quer ser mais uma paciente sob a guarda de Hayden que tem a seu cargo, desde o início do ano lectivo crianças com graves distúrbios emocionais. Desta vez o grupo é constituído por três crianças da Irlanda do Norte, profundamente traumatizadas pela guerra; Dirkie, um menino de onze anos que nunca vivera fora de um lar; Mariana, uma menina de oito anos muito susceptível, agressiva e sexualmente precoce, e Leslie uma menina de sete anos que não fala e não reage ao que a rodeia. Mais um livro comovente onde a força dos afectos se evidencia.
Torey Hayden dispensa apresentações. Depois de ter publicado cinco livros em Portugal, os leitores ficaram a conhecer a professora que trabalha com casos especiais, sobretudo com crianças e que tem o dom de partilhar essa experiência através da escrita. Uma talentosa criadora e gestora de afectos, Hayden descreve dramaticamente as dificuldades e alegrias ao trabalhar com um pequeno grupo de crianças emocionalmente fragilizadas. Neste livro, porém, a protagonista é a mãe de uma criança, Ladbrook, uma senhora muito bonita, sedutora e elegante, mas com problemas com o álcool. Ela só quer ser mais uma paciente sob a guarda de Hayden que tem a seu cargo, desde o início do ano lectivo crianças com graves distúrbios emocionais. Desta vez o grupo é constituído por três crianças da Irlanda do Norte, profundamente traumatizadas pela guerra; Dirkie, um menino de onze anos que nunca vivera fora de um lar; Mariana, uma menina de oito anos muito susceptível, agressiva e sexualmente precoce, e Leslie uma menina de sete anos que não fala e não reage ao que a rodeia. Mais um livro comovente onde a força dos afectos se evidencia.
Sugestão de Leitura: Nas Tuas Mãos
de Inês Pedrosa
Três mulheres - Jenny, a avó; Camila, a mãe; Natália, a filha - cruzam destinos e as suas memórias do século neste romance. Entre o diário da primeira, o álbum de fotografias da segunda, e as cartas da terceira revelam-se sucessivos rostos da paixão numa sociedade em mudança.
Com o seu primeiro romance, A Instrução dos Amantes, Inês Pedrosa traçou as estratégias da vida adulta sobre um microcosmos de adolescentes suburbanos.
Agora, em Nas Tuas Mãos, ela convida-nos a imaginar o Portugal das últimas décadas medido e analisado pelas variáveis emoções das suas protagonistas.
Três mulheres - Jenny, a avó; Camila, a mãe; Natália, a filha - cruzam destinos e as suas memórias do século neste romance. Entre o diário da primeira, o álbum de fotografias da segunda, e as cartas da terceira revelam-se sucessivos rostos da paixão numa sociedade em mudança.
Com o seu primeiro romance, A Instrução dos Amantes, Inês Pedrosa traçou as estratégias da vida adulta sobre um microcosmos de adolescentes suburbanos.
Agora, em Nas Tuas Mãos, ela convida-nos a imaginar o Portugal das últimas décadas medido e analisado pelas variáveis emoções das suas protagonistas.
quinta-feira, 9 de setembro de 2010
Inquérito por questionário

Aferir qual o grau de satisfação dos utilizadores no que diz respeito às serviços prestados pela Biblioteca;
Identificar as necessidades dos utilizadores;
Recolher informação para promover a melhoria do serviço.
Informa-se que os questionários estão disponiveis para preenchimento no balcão de atendimento da Biblioteca Municipal.
Apela-se à participação!
segunda-feira, 6 de setembro de 2010
Sugestão de Leitura: O Ratinho Marinheiro
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o jardim de infância, destinado a ler em voz alta/contar/ trabalhar na sala de aula.
Um rato espertinho, pequeno e bravio, vivia sozinho num buraco frio. Até que encontrou perdida uma noz. Partindo-a, fazia um barco veloz. Esta é a história de um ratinho que, fazendo-se marinheiro, partiu à aventura.
Sugestão de Leitura: O Último Ano em Luanda
de Tiago Rebelo
Em 1974, uma revolução em Lisboa apanha de surpresa centenas de milhares de portugueses que vivem em Angola. A partir desse dia inicia-se a derrocada imparável de uma sociedade inteira que, tal como um navio a afundar-se, está condenada à destruição e à ruína. Em escassos meses, trezentos mil portugueses são obrigados a largar tudo e a fugir, embarcando numa ponte aérea e marítima que marca o maior êxodo da história deste povo. Para trás ficam as suas casas, os carros e até os animais de estimação. Empresas, fábricas, comércio e fazendas são abandonados enquanto Luanda, a capital da jóia da coroa do império português, é abalada por uma guerra civil que alastra ao resto do território angolano. Três movimentos de libertação, cujos exércitos estavam derrotados a 25 de Abril de 1974, estão novamente activos e combatem entre eles pelo poder deixado vazio pelas Forças Armadas portuguesas. É neste cenário de total desorientação social e de insegurança generalizada que Nuno, um aventureiro que há anos atravessa os céus do sertão angolano no seu avião, Regina e o filho de ambos se movem, numa extraordinária luta para sobreviverem à violência diária, às perseguições políticas, às intrigas e traições que fazem de Luanda uma cidade desesperada. Esta é a história de coragem e abnegação de um casal surpreendido, tal como milhares de outros, num processo de degradação que se deve à recusa do Exército em defender os seus próprios compatriotas a favor de um movimento até há pouco inimigo, ao desinteresse dos políticos, à total incapacidade do governo de Lisboa para impor os termos de um acordo assinado no Alvor e constantemente violado em Angola e à intervenção militar das duas potências mundiais envolvidas numa guerra fria que é combatida por intermédio dos exércitos regionais.
Sugestão de Leitura: After Dark – Os Passageiros da Noite
de Haruki Murakami
Por uma noite, Murakami leva-nos com ele através de uma Tóquio sombria, onírica, hipnótica. Um deslumbrante romance perpassado de uma singular atmosfera poética, na fronteira entre a realidade e o universo fantasmático, onde cada pormenor, olhado retrospectivamente, faz sentido.Num bar, Mari encontra-se mergulhada num livro, enquanto bebe o seu chá e fuma cigarro atrás de cigarro. Às tantas, entra em cena um músico que a reconhece. Ao mesmo tempo, encerrada num quarto, Eri, a irmã de Mari, dorme com os punhos cerrados, sem saber que está a ser observada por alguém.
Em torno das duas irmãs desfilam personagens insólitas: uma prostituta chinesa vítima de agressão, a gerente de um hotel do amor, um técnico informático, uma empregada de limpeza em fuga. Sucedem-se acontecimentos bizarros: um aparelho de televisão que, de um momento para o outro, começa bruscamente a funcionar, um espelho que conserva os reflexos.
Em Tóquio, durante as horas de uma noite, vai desenrolar-se um estranho drama...

Em torno das duas irmãs desfilam personagens insólitas: uma prostituta chinesa vítima de agressão, a gerente de um hotel do amor, um técnico informático, uma empregada de limpeza em fuga. Sucedem-se acontecimentos bizarros: um aparelho de televisão que, de um momento para o outro, começa bruscamente a funcionar, um espelho que conserva os reflexos.
Em Tóquio, durante as horas de uma noite, vai desenrolar-se um estranho drama...
Sugestão de Cinema
Good Bye Lenin - Adeus Lenin
Um filme de Wolfgang Becker
(Disponível para empréstimo)
Um filme de Wolfgang Becker
(Disponível para empréstimo)
quinta-feira, 2 de setembro de 2010
Horário da Biblioteca
Horário de Verão (de 1 de Junho a 15 de Setembro)
Segunda a sexta
9h30 às 19h
20h às 22h30
Horário de Inverno ( de 16 de Setembro a 31 de Maio)
Segunda a sexta
9h30 às 18h
Sábados - 14h às 18h
Segunda a sexta
9h30 às 19h
20h às 22h30
Horário de Inverno ( de 16 de Setembro a 31 de Maio)
Segunda a sexta
9h30 às 18h
Sábados - 14h às 18h
Sugestão de Cinema: A Turma
Um filme de Laurent Cantet
Palma de Ouro - Cannes 2008
Nomeação para melhor filme estrangeiro - Óscares 2009
Palma de Ouro - Cannes 2008
Nomeação para melhor filme estrangeiro - Óscares 2009
Sugestão de Leitura: O jogo da verdade
de Sveva Casati Modignani

Uma dolorosa reflexão... leva Roberta a percorrer o passado e a descobrir as raízes do seu mal-estar, que remontam à infância, passada no meio dos afectos envolventes da família paterna, onde a mãe, Malvina, brilhava pela ausência. Feminista convicta no período turbulento de 68, Malvina escolhera viver de acordo com os seus princípios e confia a filha ao companheiro. Desta situação vão nascer, ao longo do tempo, dramas, mal-entendidos, conflitos mal resolvidos e também segredos há muito guardados. E é apenas ao dissipar estas sombras que Roberta vai conseguir superar a crise e reconciliar-se consigo mesma.
Uma história de ligações profundas e paixões intensas em que Sveva Casati Modignani, através do confronto entre duas gerações de mulheres, nos conta como éramos antes e como somos agora.
Sugestão de Leitura: Branca de Neve e Rosa Vermelha
de Maria de Lourdes Soares
Esta é uma “história de encantar”. Vinda da tradição oral, ficará escrita no mágico Grande Livro da nossa imaginação, a despertar memórias adormecidas em meninos de hoje e de ontem…No nosso espaço interno e num determinado espaço geo...gráfico é (re)inventada e vivida a infância; por ali desfilam anões e gigantes, seres sobrenaturais, belas meninas donzelas e príncipes encantados, feiticeiros e animais que falam e convivem com os humanos que amam a Natureza…Os maus têm castigo merecido e o Bem traz a recompensa para que triunfe a Sabedoria, a Amizade, a Justiça. O AMOR, presente em todas as suas diferenças e manifestações, aconchega e ilumina toda a história. E a Alegria vivida no final, a todos elege e transforma em “felizes para sempre”…
Sugestão de Leitura: D. Sebastião e o Vidente
de Deana Barroqueiro
As vidas de el-rei D. Sebastião e Miguel Leitão de Andrada entrelaçam-se desde o nascimento até ao desastre de Alcácer-Quibir.

O rei-menino, corajoso mas ingénuo, e o leal fidalgote de Pedrógão Grande, reconhecido na região como vidente e protegido de Nossa Senhora da Luz, vêem-se implicados numa secreta e perigosa intriga de espionagem, com contornos sexuais.
O rei mais desejado de toda a nossa história é, apesar de todas as esperanças da nação, um órfão falto de afectos, criado e educado por velhos, como a avó sedenta de poder e o tio cardeal, ambicioso e fraco. Caprichoso e insolente, D. Sebastião cresce atormentado pelos seus traumas e complexos de adolescente, sublimados nos sonhos de glória de mancebo visionário, senhor de um poder absoluto que o arrasta ao desastre, profetizado pelas dolorosas visões de Miguel Leitão de Andrada.
Este romance fascinante foi construído a partir de uma rigorosa investigação de fontes históricas documentais - portuguesas, espanholas, italianas, francesas e holandesas - e condimentado pela exuberante imaginação de Deana Barroqueiro.
Subscrever:
Mensagens (Atom)